08/11/2014

Provaveis temas de redação do enem 2014

Prova de redação (Foto: Reprodução)
A redação é considerada um dos principais desafios pelos estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, o G1 reuniu cinco professores de escolas e cursinhos de São José dos Campos para dar dicas e arriscar possíveis temas de redação para a prova que acontece no próximo domingo (9).

A aposta dos educadores são temas atuais, principalmente sociais e políticos, que estiveram em evidência na mídia recentemente.

A professora Fernanda Pierre, do Pré-Vest da Unesp, sugere que os candidatos fiquem por dentro de temas que afetam diretamente a sociedade. "Acredito que neste ano possam ser exigidos temas como escassez de água, as manifestações que ocorreram este ano, lei da palmada, conflitos mundiais e 50 anos do golpe militar", afirmou. 

Para ela, o aluno deve entender a situação problema, que é a proposta da redação, e se basear em argumentos. "Deve sempre estar por dentro do assunto, usar os textos de apoio como inspiração para sua redação e se utilizar de exemplos para sustentar seus argumentos", disse.


O professor do cursinho do Poliedro, Robinson Bucci, aposta no tema "Brasil sem Miséria". 

"É um tema amplo e abrangente, que mantém um diálogo com a sociedade civil, além de também exigir uma proposta de intervenção social, exatamente como propõe a redação do Enem", afirmou.

De acordo com ele, o tema também se enquadra no quesito atualidade. "O tema é atual, visto que no processo eleitoral foi bem discutido pelo Brasil ter eliminado a fome em 2014", disse.

A especialista em Educação do colégio Mater Dei, Sueli Oliveira, arrisca que a redação deve tratar de mulheres no século 21. "Devido ao problema do assédio às mulheres nos transportes públicos, muito discutido no começo do ano, se torna um possível tema para o exame. Na construção da redação, o candidato deve propor uma solução para o problema exposto", afirmou. Segundo ela, para este tema, é importante fazer um histórico da situação da mulher, seus direitos, sua posição no mercado atual e a aceitação de sua nova postura pela sociedade.

A especialista também indica como possibilidade para a redação, temas como as manifestações, escassez de água e vacinação do HPV em meninas de 13 anos. "O Enem trabalha com temas atuais, então é muito importante ler jornais e revistas e assistir aos noticiários", disse.

O coordenador da NP Vestibulares, Henrique Villares, aposta em um tema que foi destaque na mídia, o justiciamento - quando a população decide fazer justiça com as próprias mãos. 

"Aposto muito neste tema, o Enem adora abordar assuntos sobre os direitos humanos e a constituição brasileira. E este ano tivemos dois casos que chamaram muito a atenção, da mulher que foi linchada por populares no Guarujá e do jovem que foi amarrado em um poste no Rio de Janeiro", disse. O G1 fez um especial sobre os casos de linchamento no primeiro semestre deste ano, com mais de 50 casos registrados em todo o país.

Sobre a estrutura da redação, o coordenador dá dicas. "Citar casos é muito importante na elaboração dos argumentos, além de apresentar uma conclusão politicamente correta, de acordo com a constituição, sem ferir o direito de ninguém", afirmou.
 
Realidade
 

O professor do Casd, Tomás de Lima Freitas, diz que não há como prever o tema do Enem, mas ele afirma que não será algo distante da realidade do vestibulando. "O tema nunca pode ser atual demais, pois corre o risco, entre a confecção da prova e sua aplicação, que a realidade mude e o tema fique desatualizado", afirmou.

Para ele, é sempre importante o aluno ir preparado para dissertar sobre os mais variados assuntos. "O aluno deve procurar abstrair características gerais sobre a atualidade e também sobre questões dos direitos humanos", disse. Como dica, o professor sugeriu que os candidatos leiam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos.

Veja os temas que foram aborados nas últimas redações propostas pelo Enem.
OS TEMAS DE REDAÇÃO DE TODAS AS EDIÇÕES DO ENEM  
ANO TEMA   ANO TEMA
1998  Viver e Aprender   2006 O poder de transformação da leitura
1999 Cidadania e participação social   2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional   2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?   2009 O indivíduo frente à ética nacional
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?   2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo   2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação   2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira   2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

0 comentários :

Postar um comentário