25/02/2015

JOVEM ENGANOU VÁRIAS PESSOAS DIZENDO QUE ESTAVA DOENTE E ARRECADOU R$ 23 MIL

Zacarias Gondim é investigado por fraude e estelionato no Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)

Dez pessoas foram à delegacia geral da Polícia Civil em Teresina registrar boletim de ocorrência contra o skatista Zacarias Gondim, 20 anos. O jovem é suspeito de estelionato por criar uma campanha na internet pedindo dinheiro para financiar um tratamento contra leucemia. Segundo a polícia, Zacarias Gondim não está doente e fraudou documentos públicos. Dez pessoas já procuraram a polícia e para o delegado Carlos André Rodrigues, que investiga o caso, o número de vítimas pode ser maior já que a quantia arrecadada é estimada em R$ 23 mil.

“Até o momento, dez pessoas vieram à delegacia prestar queixa contra o jovem e pedir a devolução do dinheiro doado. Estamos fazendo um levantamento para saber o valor real que foi arrecadado e com isso saber quantas pessoas foram vítimas, pois acredito que ele recebeu mais de 10 doações. A campanha tinha ganhado um apelo muito grande. Muita gente não vem porque tem vergonha de ter caído em um golpe”, afirmou o delegado.


Segundo Carlos André, entre os valores doados a menor quantia foi de R$ 25 e a maior de R$ 2 mil. Um rapaz ligou para o delegado afirmando que dou R$ 5 mil. “Estou esperando uma vítima que me ligou para denunciar que dou R$ 5 mil, no entanto, até agora, as pessoas que apareceram ao distrito policial pedem a devolução de valores que variam entre  R$ 25 e R$ 2 mil”, destacou.

Para confirmar que depositou na conta de Zacarias Gondim e solicitar a devolução da quantia, o delegado explicou que a vítima deve apresentar algum comprovante de depósito.
Skatista enviou mensagem para um amigo mostrando o valor arrecadado (Foto: G1 Piauí)
“Peço às pessoas que foram enganadas pelo jovem que compareçam à delegacia para registrar um B.O. Estamos fazendo um levantamento para saber quanto Zacarias Gondim  arrecadou e tenho quase certeza que será possível devolver o dinheiro às vítimas Contudo somente após a apuração poderemos entregar a quantia”, esclareceu Carlos Cesar.  

O delegado revelou que Zacarias Gondim deverá ser ouvido novamente, além dele, outras testemunhas também irão prestar depoimento. O jovem foi ouvido ainda no sábado (21), depois de dar entrada no Hospital de Urgência de Teresina alegando fortes dores de cabeça. Segundo o delegado, ele vai responder ao inquérito em liberdade e deve ser indiciado por estelionato, além de fraude de documento público.


Entenda o caso
 

O skatista Zacarias Gondim Lins iniciou há cerca de 10 dias uma campanha na internet pedindo o apoio dos amigos para o custeio de um tratamento de leucemia. O skatista gravou um vídeo falando sobre a descoberta da doença e o pedido repercutiu nas redes sociais. Ele apresentou ainda o resultado de um exame médico que comprovava a doença.
"Perdi a minha mãe há um ano e uma das influências de eu ter tido um câncer foi esse. Eu estou aqui hoje para pedir ajuda. Como o meu quadro é agudo, a médica pediu para eu tratar a minha doença em São Paulo porque aqui no Piauí não se faz transplante de medula óssea. 

A minha médica disse que eu não tenho condições de receber as quimios (quimioterapias). Eu preciso ir para lá urgente", disse o skatista em vídeo nas redes sociais.
Para a polícia, há indícios de que o exame usado pelo atleta seja falso. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou que o laudo apresentado pelo skatista não é autêntico. A médica que teve a assinatura falsificada no exame foi quem procurou a polícia.

0 comentários :

Postar um comentário