04/03/2015

UEMA E SEDEL DISCUTEM AS ATIVIDADES ESPORTIAS NO MARANHÃO ESTE ANO


UEMA_e_Sedel

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, se reuniu na tarde desta segunda-feira (02) com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, a fim de discutir parcerias e estreitar relações entre a Secretaria e a universidade, para algumas ações que o Estado realizará neste ano.

Na ocasião, Márcio Jardim, destacou que a ideia é obter apoio da Uema, não somente nos eventos que fazem parte do calendário do Maranhão, mas também no que tange a qualificação de profissionais. “A Uema é uma instituição do Estado, uma universidade de elaboração do saber, do pensamento, do conhecimento, e nós viemos beber dessa fonte. 


Buscamos parceria em relação às ações voltadas para o esporte, como os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), além de qualificarmos, juntos, os profissionais dessa área. É do nosso interesse que o governo do Estado tenha uma política mais incisiva de formação nesse segmento. E a Uema, com certeza, tem muito a oferecer para o campo do desporto”, destacou o secretário.

Para o reitor Gustavo Pereira, esse foi contato inicial serviu para identificar várias ações de comum interesse, no sentido da promoção da saúde, do desporto e do lazer. “Foi importante ouvir do secretário, sobre o que a Sedel pretende fazer, porque o que foi dito converge para aquilo que nós também desejamos fazer. Foi uma visita em que discutimos várias possibilidades de políticas, que são uniformizadas pelo fato de sermos Estado, com vistas a este calendário esportivo do Maranhão”, acrescentou.

O reitor aproveitou a oportunidade para falar das Olimpíadas da Uema. “Retomaremos as nossas Olimpíadas no mês de novembro e, também, as seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) ainda nesse primeiro semestre”, finalizou.


O coordenador do Núcleo de Esportes, José Nilson Andrade, também participou da reunião e realçou a carência de profissionais qualificados na área desportiva: “É grande a carência desses profissionais em nosso Estado, tanto que vários municípios deixam de ter uma Secretaria de Esporte, por exemplo, por falta dessa formação. E é pensando em atender essa demanda que a Uema está com um projeto do curso Tecnólogo em Gestão Desportiva na modalidade a distância, ainda em fase de apresentação à CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A ideia é qualificar e formar pessoal para desenvolver essa área.”

0 comentários :

Postar um comentário