04/05/2015

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA COMEÇA NESSA SEGUNDA-FEIRA

Em Campos, vacinação será iniciada em Venda Nova, na Baixada Campista (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)

Começa nesta segunda-feira (4) a primeira fase da Campanha Nacional da Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2015. Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, e equipe de vacinadores vão iniciar a vacinação em Venda Nova, na Baixada Campista, na propriedade do pequeno produtor José Antônio Toledo, de 84 anos.

Pequenos produtores rurais (donos de até 70 cabeças) vão receber as doses de vacina de graça, custeadas pela Secretaria de Agricultura de Campos. A Prefeitura adquiriu 65 mil doses e disponibiliza vacinadores e médicos veterinários para imunização do gado bovino.


A segunda etapa da campanha acontece em novembro, mas o secretário adverte que é preciso fazer a vacinação dos animais nas duas fases para não sofrer sanções previstas em lei e evitar a contaminação dos animais, o que resultaria na interdição imediata da propriedade, que fica sem poder comercializar ou transportar qualquer animal.

Após a vacinação, todas as propriedades assistidas pelos técnicos da Secretaria de Agricultura de Campos terão o documento preenchido e encaminhado para o Núcleo da Defesa Sanitária Animal, que é o órgão que faz o controle da vacinação do rebanho bovino em todo o estado do Rio de Janeiro.

Em São João da Barra, o município disponibilizará gratuitamente 22 mil doses de vacina que terá início também na próxima segunda-feira e prossegue até 30 de maio. Para realizar o trabalho, a secretaria municipal de Agricultura montou uma estratégia com três equipes de trabalho baseada em um cadastro já existente no órgão.

Paralelo à vacinação contra a aftosa, que engloba animais de todas as idades, acontecerá a vacinação de animais de zero a três anos contra manqueira. No período de julho a outubro, o município promoverá a imunização contra a brucelose em fêmeas de três a oito meses.

O número de doses disponibilizadas nessa primeira etapa da campanha contra a aftosa em 2015 representa o dobro das imunizações realizadas na campanha de novembro de 2014. 

“Isso ocorre devido à Defesa Sanitária ter estipulado que, no mês de novembro, somente os animais de zero a dois anos fossem vacinados, o que totalizou 11 mil animais”, explicou o coordenador da campanha, Jhony Gonçalves.

 A Secretaria de Agricultura informa que aproveitará o período de vacinação para realizar um novo levantamento no sentido de atualizar o rebanho bovino, tendo em vista as perdas em função do período de seca e da venda de animais para fora do município.

0 comentários :

Postar um comentário