21/07/2015

NEYMAR É PROCESSADO POR FÃ PELA SUA VENDA ANTES DA COPA DO MUNDO

 Neymar, em ação pelo Santos, na disputa do Mundial de Clubes de 2011



Processado pelo torcedor Luciano Caparroz devido aos 10 milhões de euros recebidos do Barcelona antes do Mundial de Clubes 2011, quando ainda defendia o Santos, o atacante Neymar, apresentou defesa à Justiça de São Paulo, por meio da empresa N & N Consultoria Empresarial, que classificou a ação como "absurda".

Segundo a N & N, o processo de reparação de danos materiais e morais foi movido por conta de reportagens, o que não seria suficiente. "Fatos não comprovados são fatos inexistentes", diz a defesa da empresa. "A existência de notícia na mídia acerca da transferência do Atleta Neymar Jr. não é suficiente para o arcabouço probatório inerente ao processo civil brasileiro", continua.

No entanto, a ação foi movida após matéria do blog do Rodrigo Mattos, no UOL, que prova com documentos sigilosos que o pai do jogador recebeu 10 milhões de euros do Barcelona seis dias antes da final do Mundial, contra o Santos, que foi massacrado por 4 a 0, com atuação pífia do então atacante alvinegro.

"O autor (Luciano Caparroz) não comprovou a conduta culposa ou dolosa da Ré, bem como o nexo etiológico entre os eventos. O pedido de indenização por perdas e danos, desta forma, deverá ser julgado improcedente, face a não comprovação dos requisito necessários ao advento da responsabilidade civil", afirma a N & N.

"A mesma sorte seguirá o pedido de indenização pelos danos extrapatrimoniais supostamente suportados. Afirma o autor que teve sua esfera subjetiva atingida pelo ato praticado pela Ré, especificamente pela afirmação de que a ré (N & N) participou da transferência do atleta Neymar Jr. para o Barcelona e teria manipulado o resultado de um jogo. Tudo absurdo", acrescenta.

O Santos, por sua vez, segue o mesmo caminho que Neymar em sua defesa. "Diferentemente do exposto, o requerente (Luciano) se baseou em informações inverídicas apenas divulgadas pela mídia para pleitear absurda indenização", afirmam os advogados do clube. Além da reportagem do UOL, o torcedor mostra carta do ex-presidente Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro autorizando o pai de Neymar a negociar com outros times.

O clube acrescenta que o futebol é imprevisível, e por isso não pode ser punido por ter sido derrotado, apesar do placar elástico.

"O futebol é um esporte que envolve duas equipes formadas por 11 atletas e um árbitro com dois auxiliares. Considerando a sua competitividade e oscilação de resultados e, no caso em tese, a importância da partida em questão, não há do que se falar em farsa para beneficiar uma ou outra equipe e sim o risco previsível de que o clube tem (perder, ganhar ou empatar uma partida)", afirma o Santos.

Luciano visa reparar moral e materialmente os danos sofridos pela derrota do Santos por 4 a 0 contra o Barcelona, principalmente após a notícia de que Neymar recebeu 10 milhões de euros para se transferir ao adversário dias antes da decisão do Mundial. O torcedor quer R$ 28.960,00.

"No Brasil existe o Codigo de Proteção ao Torcedor, exatamente para se evitar que o mesmo seja ludibriado e os seus dieitos não sejam respeitados. Mas foi exatamente ao contrário que clube e jogador fizeram em relação aos seus torcedores, colocando os mesmos em uma situação vexatória e constrangedora, sendo alvo de todos os demais torcedores que passaram a zombar dos torcedores do Santos pelo resultado apresentado", diz Luciano na ação.

Uma audiência de conciliação aconteceu no dia 30 de abril e contou com advogados do torcedor, do Santos e da N & N, mas o resultado foi infrutífero. Uma nova audiência de instrução e julgamento está marcada para esta quarta-feira, 22 de julho, às 13h30, em São Paulo.

0 comentários :

Postar um comentário