02/12/2015

OFERTAS DE EMOTICONS NO WHATSAPP SÃO FALSAS

 Recado do WhatsApp cite emojis e encaminha para link com ação mal-intencionada (Foto: Divulgação/Kaspersky)


O WhatsApp vem sendo usado por internautas maliciosos para a disseminação de um link que leva a páginas suspeitas. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, os cibercriminosos usam uma oferta de emojis a mais no teclado do mensageiro para atrair a atenção dos internautas.

A mensagem em português se espalha no aplicativo desde o fim de semana. Ela contém um link que obriga a instalação de um programa antes de permitir o download do suposto pacote adicional de carinhas.


Não é a primeira vez que o WhatsApp vira isca para a disseminação de links mal-intencionados. Outros golpes no mensageiro usam marcas famosas, como as lojas de roupas Zara e a H&M, para roubar dados pessoais e financeiros. Neste ano também surgiu na web o WhatsApp “azul”,  uma versão falsa do mensageiro. Para se proteger, o usuário pode seguir algumas dicas práticas.

Sobre a nova ação descoberta pela Kaspersky Lab, um recado anuncia novos emoticons 
animados do WhatsApp, seguido de um link. Ao acessar, o usuário é forçado a encaminhar a mensagem para três grupos de amigos no app ou dez contatos. E esse detalhe acelera o impacto da campanha para mais pessoas, em um tempo curto.

O software que aparece é o UC BrowserNesse caso, é exibida uma mensagem no celular falando que a memória do navegador está com problemas, forçando uma atualização. E os alertas se repetem insistentemente na tela até o usuário aceitar.

Para se proteger, é fundamental não clicar em links desconhecidos, principalmente se estiverem ofertando algo muito chamativo, mesmo se for recebido por algum amigo. Além disso, é recomendado instalar um antivírus no celular: veja a lista com opções gratuitas para Android.

0 comentários :

Postar um comentário