11/04/2016

VEJA PORQUE A TV GLOBO ESTÁ COM A IMAGEM REDUZIDA

Não... a sua televisão não está com problemas. Para quem ainda assiste a programação da TV Globo no sinal analógico (Canal 4 no Sumaré, 28 no Mendanha e 30 em Jacarepaguá), vai notar uma pequena mudança no formato de tela. Agora toda a programação será transmitida no formato 4:3 letterbox (foto abaixo), com a adição de duas faixas negras, uma no topo e outra embaixo da tela. Desta maneira todo o conteúdo produzido em HD será exibido nas televisões de tubo, na íntegra, sem perda de informação. 


Nas faixas pretas passarão, futuramente, avisos sobre o desligamento do canal analógico - previsto para final de 2017 no Rio de Janeiro.


Programação analógica emitida em letterbox
Só um aviso: como a pessoa que escreve este blog não possui mais TV de tubo em casa, uma vez que o sinal analógico é emitido em 4:3, também é adicionado faixas pretas nas laterais da tela para evitar distorções.

Durante muitos anos, todo o conteúdo textual das transmissões em HD precisava estar localizado dentro da safe area 4x3, onde garante que todos os televisores tivessem acesso à informação textual (Por este motivo, a logomarca da TV Globo e de outros canais estavam no "meio da tela" na transmissão digital). Com a mudança, a partir do dia 20 de março, não será mais necessário respeitar esta limitação. Com isso, a logomarca voltará para o canto da tela, como era no inicio das transmissões em HD (Foto abaixo).

Logo no canto da tela no inicio das transmissões em HD. Foto da final do Campeonato Carioca de 2009
Esta mudança acontecerá nos demais canais analógicos nas outras emissoras no futuro.

Atualização (20/03): Como antecipado aqui na postagem, hoje de madrugada ocorreu a mudança da posição do logotipo da emissora para a área 16:9 durante a transmissão do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.
(Foto: Reprodução)

0 comentários :

Postar um comentário