27/06/2016

ARARI COMPLETA 152 ANOS DE HISTÓRIA

http://img0.mundi.com.br/images/Arari-photo473330-5.jpg

A cidade de Arari completa 152 anos de emancipação política. A palavra Arari, no tupi-guarani, significa arara pequena e também dá nome a um município maranhense, distante 162 km de São Luís, localizado na região da Baixada Maranhense. 

Mesmo com a estrutura de uma pequena cidade do interior, Arari vem despontando no cenário econômico e cultural do Maranhão devido às suas festas, que, em cada ano, alcançam maior repercussão e atraem até pessoas de outros estados. Entre as mais conhecidas, estão a Festa de Nossa Senhora das Graças e o Festival da Melancia, que já fazem parte do roteiro de centenas de turistas que começam a descobrir o interior do Maranhão e suas peculiaridades.

O município foi fundado por um padre jesuíta português, chamado José da Cunha D’Eça, e a atividade econômica da região gira em torno da pesca, da melancia e da colheita de arroz. 

Por conta da grande produção de grãos, Arari já foi considerado o segundo maior produtor do Maranhão, tanto que um agrônomo da cidade desenvolveu um projeto pioneiro, em que se planta arroz a partir de uma muda e não da semente. A ideia deu tão certa que já foi levada até para a Alemanha e serve de referência para os demais municípios do Estado.


Uma das épocas em que a cidade recebe mais visitantes é no período da pororoca, fenômeno que acontece devido ao encontro da água doce do rio Mearim com a água salgada. Durante esse tempo, Arari fica lotada de turistas, principalmente de surfistas, para ver o fenômeno e surfar ondas de longa duração, que chegam a quatro metros de altura. Foi por conta disso que a cidade ganhou visibilidade nacional, sendo destaque em algumas edições do Globo Esporte, devido a uma etapa do campeonato de surf na pororoca e também na CNN. O melhor período para apreciar a pororoca é de julho a dezembro, quando o verão é mais intenso.
 https://i.ytimg.com/vi/mt_UfR2nmP0/maxresdefault.jpg
Festival da juçara (setembro)
Realizado no povoado “Moitas” é muito visitado, animadíssimo e importante economicamente para a zona rural. Festejos Juninos (junho). Momento de expressiva manifestação cultural popular.
Carnaval (fevereiro) 
Famoso em todo o Maranhão caracteriza-se pela animação em todos os cantos da cidade num clima de segurança e paz.
Campeonato Brasileiro de Surf de Pororoca (abril)
Realizado pela Associação Nacional de Surf de Pororoca é muito concorrido por praticantes desse esporte de todo o Brasil e de diversos países, europeus e da América Latina.
Festa de Bom Jesus dos Aflitos (setembro)
Maior e mais tradicional festa religiosa de Arari, e a que traz maior número de romeiros para sua famosa procissão.
Festa de Nossa Senhora das Graças (agosto)
É a festa da padroeira da cidade que caracteriza-se por animadas novenas e grande procissão no mês de agosto.
Festa de Charme Arariense (julho)
Mais tradicional festa dançante da juventude arariense, que por muito tempo foi animada pelo saudoso Jô Campos. Iniciada na década de 70 pela “Turma do Saco”, mais famoso grupo de jovens ararienses, que criaram também a inigualável Escola de Samba de mesmo nome.
 
Festa da melancia (Setembro)
Um dos maiores festivais do estado, arari é conhecida como a "Terra da Melancia". Realizada no mês de setembro com diversas atrações musicais e comidas típicas da região, e as disputas da melancia maior e mais pesada do festival.
http://www.arari.ma.gov.br/images/melancia-8.jpg

0 comentários :

Postar um comentário