30/06/2016

IPHONE PODE BLOQUEAR CÂMERA EM SHOWS PARA EVITAR PROBLEMAS

A Apple parece estar disposta a acabar com um dos grandes problemas de quem frequenta shows: o excesso de celulares filmando a apresentação. Uma patente registrada pela empresa permite que a câmera do iPhone seja bloqueada quando alguém tentar tirar uma foto do palco.

A tecnologia utiliza sensores infravermelhos posicionados na direção da câmera. Ao apontar o smartphone para a área marcada como "proibida", o telefone ficaria impossibilitado de filmar ou bater fotos. O pedido foi feito em 2011 e concedido nesta terça-feira (28) pelo escritório de patentes dos Estados Unidos.


Sensores infravermelho posicionados no palco desabilitaria câmera do smartphone (Foto: Reprodução/USPTO)
Segundo o documento, o sensor infravermelho emite um sinal codificado com comandos específicos para o celular. Por sua vez, o iPhone faz a leitura desses sinais e desabilita temporariamente as funções da câmera. Além de shows ao vivo, a tecnologia poderia ser utilizada em cinemas e museus, evitando a gravação ilegal das imagens.


O recurso também poderia ter outras funcionalidades como, por exemplo, oferecer informações complementares sobre um objeto capturado pelas lentes da câmera do smartphone.
Tecnologia poderia ser usada para dar mais detalhes sobre uma obra de arte, por exemplo (Foto: Reprodução/USPTO)
Vale ressaltar que o registro da patente não quer dizer que a Apple vai incluir a tecnologia nos próximos iPhones. No entanto, é curioso ver onde a empresa está investindo seus recursos.

0 comentários :

Postar um comentário