15/07/2016

SMARTPHONES SAMSUNG VÃO SERVIR COMO CARTÕES DE CRÉDITOS

Serviço de pagamentos Samsung Pay

A Samsung vai permitir que você aposente o seu cartão bancário de plástico muito em breve. A empresa lançará no Brasil o serviço de pagamentos com smartphones chamado Samsung Pay. O serviço estará disponível no país a partir de 19 de julho.

Modelos selecionados de celulares da marca têm tecnologias que permitem a comunicação com terminais de pagamentos de pontos de vendas. Elas se chamam NFC e MST.

O NFC é uma tecnologia de comunicação por proximidade, presente em muitos smartphones topo de linha atualmente. Segundo a Cielo, mais de 70% das suas maquininhas de cartão têm suporte a ele.

Já o MST simula a tarja magnética do cartão bancário. Ou seja, terminais de pagamentos sem NFC podem funcionar com os smartphones da Samsung que tenham essa tecnologia de transferência de dados.


Após o cadastro do cartão bancário, os dados do usuário ficam em um compartimento criptografado dos smartphones da Samsung. Para autorizar um pagamento, é possível utilizar a impressão digital. 

As transações feitas com o Samsung Pay no Brasil já virão com CPF cadastrado para a Nota Fiscal Paulista. A fabricante estima que mais 90% dos estabelecimentos comerciais do país são compatíveis com o seu novo serviço.

Os aparelhos com suporte para o Samsung Pay são os seguintes: 
– Galaxy S7 e S7 edge;
– Galaxy A5 e A7 (2016);
– Galaxy Note 5;
– Galaxy S6 edge+;

Os modelos Galaxy S6 e S6 edge, lançados no ano passado, também terão suporte ao serviço de pagamentos da Samsung, porém, de forma limitada. Eles só poderão ser usados em terminais de pagamento com NFC. O MST, segundo a empresa, não foi homologado no país. Com esse anúncio, a Samsung contradiz o que informou a EXAME.com em março deste ano

O Samsung Pay já funciona na Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, China, Austrália e Espanha. 

“Com o Samsung Pay, nós lideramos a inovação no pagamento móvel. Com a seguranca garantida pelo sistema Knox, pela biometria e pela tokenização. O Pay é um serviço prático que pode ser usado em qualquer lugar que aceite pagamentos com cartões de crédito e de débito”, afirmou Antonio Quintas, diretor sênior da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil,

No Brasil, será possível usar no Samsung Pay cartões do Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal, Santander e Porto Seguro Cartões a partir de 19 de julho. 

Banrisul, Bradesco, Itaú e  Nubank também terão suporte ao serviço, porém, ainda sem data definida (o prazo é de até 60 dias).

"O Brasil foi um dos pioneiros mundiais na adoção do cartão com chip. Como o advento do mobile e a entrada de tecnologias embarcadas de pagamento,  como o Samsung Pay e o Apple Pay, não tenho dúvida de que os brasileiros vão adotá-las", afirmou Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa Brasil, em entrevista a EXAME.com.

O banco Santander, que testa o Samsung Pay já há dois meses, informou que seus cartões múltiplos – com funções ativas de débito e crédito – já terão suporte ao serviço de pagamentos da fabricante sul-coreana logo nessa fase de lançamento. 

"O mercado brasileiro é um dos maiores mercados de meios eletrônicos de pagamento do mundo. Estamos acostumados com cartões, vouches, cartões pré-pagos, cartões únicos, entre outros. Há uma movimentação global, não só de pagamentos, mas de migrar muitas das experiências do dia a dia para o mundo mobile. Temos um exemplo do táxi, que hoje você pede e paga pelo celular. Quando vai ao cinema, você faz uma reserva e paga pelo app. 

Vemos cada vez mais isso, é uma tendencia inevitável", segundo Rodrigo Cury, superintendente executivo do Santander da área de cartões.

Uma questão importante é o treinamento de atendentes de estabelecimentos comerciais para o pagamento com celulares. "Há a questão da cultura e treinamento dos lojistas. Isso vai ser gradual, conforme aumenta o uso desse método", afirmou Marcos Loução, diretor da Porto Seguro Cartões.

A Samsung diz que irá treinar varejistas para que eles saibam como processar uma compra paga com o Samsung Pay.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) registrou uma aumento significativo no uso de serviços bancários via smartphones nos últimos anos. Por conta disso, a instituição acredita que o celular será a carteira digital do futuro. 

Segundo previsão da consultoria TrendForce, Apple e Samsung podem liderar o segmento de pagamentos via celular.

0 comentários :

Postar um comentário