18/07/2016

UEMA E GOVERNO DO ESTADO LANÇAM O PROG. "MAIS EXTENSÃO", NO PLANO MAIS IDH

_MG_0136

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), lançaram nesta quarta-feira, 13, no Palácio dos Leões, as ações dos 43 projetos aprovados para o programa Mais Extensão. O objetivo do plano é incentivar a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do Maranhão, em três dimensões básicas: produção/renda, educação e saúde.

Estiveram presentes na sessão solene, o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Francisco Gonçalves; o reitor da UEMA, professor Gustavo Costa; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis Da UEMA, professor Porfirio Guerra; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada; a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, e o gerente de projetos e implantação logística da Vale, Vanderlei Marques.

O Mais Extensão faz parte do programa do Governo Estadual Mais IDH, que é coordenado pela SEDIHPOP, e será executado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE da UEMA, com o intuito de apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano.
 _MG_0144
O edital Mais Extensão (Nº 007/2015/PROEXAE/UEMA) foi lançado em dezembro de 2015. Após processo de inscrição e seleção, foram aprovados 43 projetos, com ação inicial em 20 municípios. Mais de 40 profissionais e 183 alunos da UEMA estão envolvidos no Mais Extensão. As primeiras atividades do Programa da UEMA, nos municípios do Estado, ocorrerão de 18 de julho a 1º de agosto de 2016.

“Com o Programa Mais Extensão, a UEMA se integra ao Plano Mais IDH com ações voltadas para a área de educação, saúde e renda, e, desta forma, aplica o seu conhecimento na resolução de problemas que atingem esses municípios, com o intuito de melhorar seus indicadores sociais”, destaca o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

O Mais IDH foi instituído pelo decreto nº. 30.612, de 2 de janeiro de 2015, e é composto por diversos programas e projetos. A integração das políticas públicas com base no planejamento territorial, ampliação dos mecanismos de participação popular e da oferta de programas básicos de cidadania estão entre as diretrizes do Plano Mais IDH.

Abrangendo os 30 municípios com menores índices de desenvolvimento humano do Maranhão, o ‘Plano Mais IDH’ foi anunciado pelo Governo do Estado como uma ferramenta para promover a redução da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, combatendo o déficit de justiça social, além de provocar e estimular o debate sobre matriz de desenvolvimento, territorialidade e planejamento participativo.

0 comentários :

Postar um comentário