17/10/2016

AGITAJEMs 2016 LEVA ALUNOS DO INTERIOR PARA VISITA NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS

http://www.sedel.ma.gov.br/files/2016/10/DSC_6701.jpg

Jovens atletas dos municípios de João Lisboa e Tuntum visitaram pela primeira vez, na tarde desta sexta-feira (14), o Centro Histórico de São Luís. O passeio turístico faz parte da programação de atividades culturais e de lazer dos Jogos Escolares Maranhenses 2016 – AgitaJEMs, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

Durante toda a tarde, os 28 alunos atletas percorreram alguns dos principais pontos turísticos de São Luís, além de aprender mais sobre a história da cidade. O roteiro do dia foi marcado por visitas à Rua Portugal, Casa do Maranhão, Casa das Artes, Palácio dos Leões, Palácio La Ravardière, Igreja da Sé, Beco Catarina Mina e Praça Nauro Machado.

“O AgitaJEMs, que abrange passeios, apresentações culturais, atividades educacionais e de lazer, buscar acrescentar história e cultura na vida dos atletas estudantes do interior do estado, participantes da 44ª edição dos JEMs”, destacou Marlisete Mendonça, coordenadora pedagógica dos JEMs 2016.
IMG-20161014-WA0037 
Marlisete Mendonça ressaltou, ainda, que os passeios despertam o sentimento de valorização e interesse dos estudantes pelo patrimônio histórico, arquitetônico e natural. “Queremos que, além da participação dos Jogos Escolares, os nossos atletas reflitam sobre a importância de preservar nosso patrimônio. Muitos deles não conhecem a biografia de uma capital rica historicamente. E essa é a oportunidade que eles têm de levar um pouco da história do Maranhão para casa”, disse.

A atleta Gabriela Carvalho, 16 anos, da modalidade voleibol, ficou deslumbrada com a arquitetura ludovicense. “O AgitaJEMs veio para agregar conhecimentos a todos os participantes. Ficamos muito felizes pela oportunidade dada ao nosso município”, disse encantada com a visita. Para o turismólogo responsável pelos passeios culturais, João Marcelo, “esses momentos são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Com essa visita eles têm a oportunidade de se encantar com a rica história que o Centro Histórico oferece”, comentou.

Mais Cultura
IMG-20161015-WA0000 
Durante a 44ª edição dos JEMs, o Parque Folclórico da Vila Palmeira sedia uma vasta programação de atividades culturais e de lazer do projeto “Agita JEMs”, com atividades recreativas, aula de zumba, basquete, dama, dança, dominó, jogo de botão, futebol, pebolim, peteca, travinha, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O projeto compreende, também, passeio ao Centro Histórico e tour nas praias de São Luís. Na hora do almoço tem a rádio “Agita JEMs”, no comando de Gigi Moreira, que leva alegria e promove a interação entre alunos.

0 comentários :

Postar um comentário