22/11/2016

GOVERNO REALIZA SEMANA DE INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO NO MARANHÃO

O Governo do Maranhão realizará durante toda a semana do dia 21 a 25 de novembro, atividades alusivas ao Dia D – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados. Foto: Karlos Geromy/Secap

O mercado de trabalho é competitivo e muitas vezes excludente. Para quem possui alguma deficiência, as chances de conseguir um emprego são ainda mais difíceis. Para refletir sobre esse cenário, a Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidário (Setres), em parceria com o Ministério do Trabalho, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), está promovendo a terceira edição do ‘Dia D’ – Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS. Que tem por objetivo a inserção de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho, nesta edição em específico, a ação normalmente realizada em um dia apenas, foi expandida para toda a semana.
Com a abertura realizada nesta segunda-feira (21), na sede do Sine, Centro de São Luís, a cerimônia contou com palestras, momentos de sensibilização, apresentação do Coral de Letras do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), ‘Somos um Só’. A ação se estende até sexta, 25, e neste período, são priorizados a este público alguns serviços como atualização de cadastro no Sistema Nacional de Emprego, intermediações de mão de obra, emissão de documentos (carteira de trabalho, CPF e RG) ações educativas, palestras e oficinas.
Para a secretária em exercício da Setres, Maria Virgínia de Andrade, a sociedade deve mudar seu olhar sobre as pessoas com deficiência e que toda oportunidade a este segmento representa um passo importante para a mudança deste cenário. Ela ressalta que cada vez mais a gestão tem conseguido inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Isso é um grande avanço. A pessoa, independente de sua deficiência, pode alcançar êxito. Devemos saber que todos são capazes no que se propõem a fazer. Esperamos não haver mais necessidade de um dia para lembrar este segmento, mas que sejam todos os dias, e que as oportunidades de trabalho possam ser mais igualitárias”, pontuou.

O deputado federal Julião Amin, que foi titular da Setres, convidado do evento, destacou o significado destas oportunidades destinadas pelo Sine às pessoas com deficiência e destacou o grande empenho da gestão em contribuir para os processos de inclusão e geração de renda. “Nesse momento devemos refletir a importância das políticas públicas de inclusão social e reforçar a necessidade de fazer cumprir, em sua totalidade, leis que garantem oportunidades a este público”, ressaltou Julião Amim. O deputado pontuou as ações do Governo do Estado pela valorização, oportunidades e melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência.

O evento soma no estímulo às organizações no oferecimento de oportunidades às pessoas com deficiência, pontua a coordenadora do Sine São Luís, Honorata Azevedo. “É mais um momento para estimular a abertura de vagas inclusivas. Nesse sentido, o Sine auxilia com as entrevistas e a pessoa com deficiência que nos procurar terá toda a orientação devida e será encaminhado de acordo com suas habilidades profissionais”, disse.

Durante a ação as pessoas com deficiência poderão se candidatar para vagas em até três empresas – basta se cadastrar e passar pelas entrevistas. São 28 empresas parceiras e 23 instituições – entre secretarias de Estado e entidades de classe – participando do evento oportunizando vagas para pessoas com deficiência.

A experiência do primeiro emprego veio para Jhony Elvis Borges Pinheiro, 27 anos, que trabalha na Ouvidoria do órgão há dois anos. Para ele, essa chance de trabalho foi o pontapé para que pudesse realizar seus sonhos e construir uma vida melhor. “Quando completei meu Ensino Médio sempre pensei em trabalhar para melhorar minha vida. Aqui consegui essa oportunidade e sou muito grato. Esse trabalho me deu forças para seguir em frente e alcançar mais coisas na minha vida. Encontrei uma pessoa que me ajudou e sempre digo, o pior é o preconceito, que já vivi, superei e consegui vencer”, enfatizou Jhony Pinheiro.

Em busca de uma oportunidade, o operador de máquinas Emilson Nogueira Malta, 44 anos, compareceu ao SINE e logo atualizou seu cadastro. Na ocasião, foi encaminhado para tentar uma vaga das empresas parceiras. “Qualquer oportunidade é bem-vinda e com esse evento, vejo que vou ter mais chances de encaminhamento e fico esperançoso. Espero consegui algum trabalho, de preferência, na minha área de atuação” disse. As empresas que disponibilizaram vagas vão desde empreendimentos na administração passando pela construção civil e o comércio. Outro foco da ação é a valorização da mulher com deficiência no mercado de trabalho.

Estatística
Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. O número corresponde a quase 24% do total da população brasileira. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2012) apontam 330 mil pessoas deste segmento no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.

0 comentários :

Postar um comentário