13/03/2017

PROJETO "TRAVESSIA" DO GOVERNO DO MARANHÃO LEVANDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS A TEREM MAIS LZER


Praia, cinema e eventos culturais. Já pensou viver sem esses atrativos? Essa é a realidade de muitos cidadãos com mobilidade reduzida, uma lacuna que o Governo do Maranhão busca reparar como o projeto ‘Travessia’. Após um ano de operações, com mais de 11 mil atendimentos gerados, o serviço que oferta transporte adequado e gratuito para pessoas com deficiência foi ampliado para levar mais lazer e dignidade aos usuários, a partir deste fim de semana.

A estreia ficou por conta do ‘Travessia na Praia’, a ser realizado neste domingo (12). Por meio do serviço, os usuários e seus acompanhantes serão levados à Praia de São Marcos, onde ficarão instalados em uma tenda ao lado do Corpo de Bombeiros, com cadeiras de rodas adaptadas para banho e deslocamento na areia. A proposta é que as idas para ver o mar ocorram toda semana, sempre aos domingos, das 8h às 12h.


Aos sábados, será a vez de assistir aos filmes em cartaz, com direito a ingresso, pipoca e refrigerante pagos pelo ‘Travessia no Cinema’. Um primeiro teste já foi feito no último dia 7, sob aprovação dos usuários convidados.
http://www.ma.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/Foto3_MOB-Usu%C3%A1rios-j%C3%A1-est%C3%A3o-usufruindo-do-Travessia-no-Cinema.jpg
Outra novidade é o ‘Travessia na Folia’, que neste Carnaval operou de forma preliminar e levou alguns cadeirantes para a Passarela do Samba. O serviço também funcionará durante o São João, em horário estendido, por conta das programações.

Expectativas
“Ele está muito feliz porque é um menino que, apesar de ter essa dificuldade de locomoção, não gosta de estar parado. Ele gosta de estar sempre participando de coisas novas, como foi o caso dessa ida ao cinema”, contou a professora Ângela Santos, 41 anos, sobre a primeira experiência do filho Gabriel Santos Amorim, 9 anos, no ‘Travessia no Cinema’.
 http://www.ma.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/Foto2_MOB-Usu%C3%A1rios-j%C3%A1-est%C3%A3o-usufruindo-do-Travessia-no-Cinema.jpg
Segundo Ângela, Gabriel é muito ativo, adora estudar e aprende rápido. Ela avalia que, a partir de oportunidades como essa, oferecidas pelo ‘Travessia’, o filho poderá evoluir ainda mais em aprendizado. Portador de atraso no desenvolvimento neuromotor e pequena deficiência visual, Gabriel utiliza o ‘Travessia’ para idas frequentes ao médico, desde o início do projeto.

Segurança e economia
Acompanhado por mais de um especialista, o pequeno Gabriel precisa se consultar com frequência, às vezes até quatro dias por semana. Com a chegada do ‘Travessia’, as viagens ao médico se tornaram mais confortáveis, seguras e econômicas. “Para mim está sendo uma coisa boa, porque, desde que a gente começou a utilizar o Travessia, nós tivemos uma boa economia financeira. Tinha mês que a gente chegava a gastar até R$ 400 com táxi”, falou Ângela.
 http://www.ma.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/Foto4_MOB-Usu%C3%A1rios-j%C3%A1-est%C3%A3o-usufruindo-do-Travessia-no-Cinema.jpg
O universitário Maxwell Ayres, 33 anos, também está gastando menos para ir à faculdade onde cursa o 6º período de Direito, graças ao ‘Travessia’. “Eu gastava muito com táxi, e vida de estudante não é fácil, ainda mais de cadeirante, porque a manutenção da cadeira de rodas é cara e a vida útil não é tão longa”, disse ele.

Direito de ir e vir assegurado
Maxwell é um beneficiário especial do Travessia. Usuário permanente, ostenta a carteirinha de número 01 do projeto e foi convidado a participar diretamente da organização do ‘Travessia no Cinema’ e do ‘Travessia na Folia’. Ele relata que, durante as experiências-piloto, percebeu uma grande demanda pelos serviços.

“A gente identificou que, tanto no cinema, quanto na folia, 90% dos cadeirantes que foram nunca tinha ido ao cinema, nunca tinha pisado num show. Isso soma importância a esse novo momento do projeto”, afirmou Maxwell.

Como participar
Os novos serviços do Travessia são uma parceria da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Nessas modalidades, a coordenação do projeto convida os usuários para os passeios, mas estes também podem solicitar participação por meio dos telefones: 0800-606-4655, (98) 99158-1860 e (98) 98721-4511.

“De todos os trabalhos e projetos que viemos desenvolvendo, esse é o que mais nos orgulha e nos emociona. Cada vez que a gente se envolve nesse projeto, nós vemos o quanto ele é útil e necessário para uma parte significativa da população que se encontrava muito desassistida pelo Estado. O Estado agora chega aos mais necessitados”, declarou o presidente da MOB, Artur Cabral, sobre os novos serviços.

0 comentários :

Postar um comentário