11/05/2017

UM DOS IDEALIZADORES DOS JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS FEZ UMA VISITA À SEDEL

http://www.sedel.ma.gov.br/files/2017/05/DSC_5469-1.jpg

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) recebeu a visita, na tarde desta quarta-feira (10), do diretor executivo e um dos idealizadores dos Jogos dos Povos Indígenas, Carlos Terena. Os Jogos buscam promover a conscientização dos índios e o resgate da identidade indígena a partir dos esportes.

A reunião, que contou com a presença do superintendente de articulação com municípios e entidades da Sedel, Maxwell Guerra, o presidente Comissão de Avaliação de Projetos Incentivados (CAPEI), Leonardo Cordeiro, o chefe do departamento de desporto educacional, Paulo César Pereira, e o assessor especial Costa Neto, abordaram as questões que envolvem os jogos mundiais e a realização dos Jogos Indígenas Maranhenses.

Durante a conversa, Carlos Terena destacou que a realização dos jogos tem proporcionado uma quebra de preconceitos “Todos nós temos preconceitos, mas os jogos tem permitido com que as pessoas conheçam mais sobre a história e a identidade do povo indígena, promovendo uma reflexão”, afirmou. Terena também apresentou as modalidades dos jogos, sendo eles: interação, esportes tradicionais praticados pela maioria dos povos indígenas brasileiros; demonstração, esportes com particulares de cada povo; e ocidentais, que conta com o futebol.

Outro ponto em destaque durante a visita foi capacidade socializadora do esporte. “Precisamos trazer a cultura e a educação junto para os jogos indígenas, nas quais poderão estar unidos à questão do esporte e lazer”, disse Costa Neto.

0 comentários :

Postar um comentário