05/09/2017

LULA CHEGOU AO MARANHÃO PARA O GRANDE ENCERRAMENTO DA CARAVANA PELO NORDESTE


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no último domingo (3) ao último estado nordestino da caravana Lula Pelo Brasil. A agenda de Lula no Maranhão começou pela cidade de Timon e se encerra na terça-feira (5), na capital São Luís. Durante o evento que marcou sua recepção no estado, o ex-presidente foi homenageado com o título de cidadão de Timon. O governador Flávio Dino (PC do B) e seu secretário de esporte Márcio Jardim (PT) são os grandes apoiadores do ex-presidente Lula para as eleições de 2018. O Márcio Jardim é amigo do Lula há bastante tempo e como bons amigos eles dois sempre trabalharam pelo Maranhão.


Em seu discurso, Lula lembrou a valorização dos municípios empenhada durante os governos petistas com a criação, por exemplo, do Ministério das Cidades. "Não é no Brasil que as pessoas moram, não é nos estados que as pessoas moram, é em Timon. É em Timon que vocês fazem compra, em Timon que vocês vão ao banco. É o prefeito de Timon que vocês falam bem ou xingam. É por isso que o governo federal tem que cuidar do interesse das cidades", ressaltou.
A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e estádio

O ex-presidente destacou ainda a característica republicana de seu governo, que não excluía os municípios por questões partidárias. "Inclusive criamos uma lei para cuidar das transições de governo, para que as cidades não fossem prejudicadas pelas trocas de gestão", relembrou.O ex-presidente passou o dia no Piauí, onde ainda cumpre uma agenda na manhã desta segunda-feira (4). Ele recebe mais um título de doutor honoris causa, dessa vez da Universidade Federal do Piauí. Depois ele retorna ao Maranhão.

Outras caravanas virão
A caravana Lula Pelo Brasil está na estrada desde o dia 17 e tem sido marcada pela emoção, a gratidão e a esperança. Na avaliação do secretário-adjunto de comunicação da CUT nacional, Admirson Medeiros Ferro, o Greg, esta é a primeira de muitas outras caravanas que virão.

“Essa é apenas o começo. A gente pretende fazer caravanas em diversas regiões. Precisamos fazer com que o povo se sinta presente nessas ações que a gente pretende desenvolver, porque é fundamental o diálogo com a sociedade. Tanto que a CUT deliberou no seu último congresso que nós, dirigentes, vamos pra rua, pra dentro das escolas, para as feiras, para os mercados públicos, e vamos fazer das comunidades, dialogar através da cultura tudo o que pode ser construído.”

Na avaliação do dirigente, o calor humano, o amor e carinho recebidos por Lula já entraram para a história. “A CUT vem acompanhando a caravana, vem participando de todo o processo desde Salvador. Vamos até São Luís, levando esperança para a população, levando muita emoção e mostrando que podemos construir uma sociedade diferente, em que as pessoas que mais precisam sejam atendidas pelos governos que passam. E a gente sabe muito bem que essa população que hoje está aí tem uma gratidão imensa pelo pouco que foi feito em 12 anos de um governo democrático-popular, eleito legitimamente”, disse Greg.

Para ele, esses 16 dias têm sido de muita emoção principalmente pela clareza das pessoas em relação à melhoria nas condições de vida da população mais pobre. “Fica claro que as pessoas saíram da miséria, conseguiram local para morar, conseguiram colocar comida no prato dos seus filhos, conseguiram colocar seus filhos na escola. E os depoimentos que a gente presenciou ao longo dessa estrada emocionou toda a equipe. A gente percebe claramente que tem toda uma construção que não vai retroceder. A gente vai estar na luta intransigente na defesa dos direitos, das conquistas históricas da classe trabalhadora. E sabemos que podemos avançar muito mais. Essa nossa tarefa de sensibilizar a sociedade é fundamental.”

0 comentários :

Postar um comentário