25/10/2017

"PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS" CHEGA A MAIS UM MUNICÍPIO DO MARANHÃO

Programa Água para Todos leva dignidade e qualidade de vida a povoados de Alcântara. (Foto: Nael Reis)

A chegada de água encanada em casa é um sonho que virou realidade para dona Maria Santana, do povoado Aranhengaua, em Alcântara. “Não tinha água, hoje já tem, cada qual em suas torneiras. Está todo mundo de parabéns. Estamos alegres porque nunca teve um governador que viesse ao nosso local, como veio hoje”, disse.
"As ruas eram muito prejudicas e agora melhorou muito", diz Dona Isabel Sousa sobre o Mais Asfalto no povoado em que mora em Alcântara. (Foto: Nael Reis)

Já dona Isabel Costa lembra o sacrifício de pegar água todos os dias a quilômetros de casa. “Nós íamos pegar água no poço, não era perto de casa, era muito longe, carregando balde. Agora a gente lava de casa mesmo, então melhorou demais”, disse ela, comemorando a chegada do sistema de abastecimento de água, entregue pelo governador Flávio Dino na terça-feira (24).


A ação é parte do programa federal Água para Todos, executado no Maranhão pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e inclui mais dois sistemas no município, nos povoados Jacaré e São Benedito/Timbira. “Melhorou 100%, porque a gente não tem mais essa dificuldade de ir atrás de água. Eu passava uma manhã ou uma tarde pra ir buscar água pra depois de dois, três dias, ir de novo”, explica Vicente Morais, morador de um dos povoados beneficiados.

São 120 famílias beneficiadas pelo sistema, que inclui perfuração de poço tubular, instalação de unidades de bombeamento, reservatórios em fibra de vidro com estrutura elevatória, fornecimento de energia, abrigo de quadro de comando, cerca de proteção, rede de distribuição de água e ligações domiciliares.
                      São 120 famílias beneficiadas pelos sistemas de abastecimento de água em Alcântara. (Foto: Nael Reis) 
“Estamos fazendo um grande investimento na ampliação do abastecimento de água na zona rural. Água para a produção, para as pessoas poderem alimentar seus objetivos de vida e também para garantir que cresça a economia em nosso estado. Os investimentos sociais têm uma dimensão econômica também”, disse o governador Flávio Dino durante a entrega.

O Programa Água para Todos visa promover melhor qualidade de vida por meio da implantação de condições sanitárias domiciliares, abastecendo esses municípios com água potável para atividades domésticas e para a pequena produção agrícola, resgatando a cidadania e gerando renda, além de solucionar casos de doenças de veiculação hídrica, como forma de reduzir a mortalidade infantil.

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, “levar água encanada a locais que antes eram esquecidos pelo poder público mostra como o governo Flávio Dino tem um olhar diferenciado para os que mais precisam. Água é essencial para se ter dignidade, produção e qualidade de vida”.

Além de Alcântara, os municípios de Fortuna, São João Batista, Presidente Dutra, Formosa da Serra Negra e Bequimão já receberam sistemas de abastecimento de água, de um total de 55 que serão implantados. Os municípios de Peri Mirim, São Bento, Araguanã, Urbano Santos, Governador Newton Bello, Açailândia, Sítio Novo, Fortuna, Paraibano, Joselândia, Barra do Corda, São José dos Basílios, Governador Archer e Jenipapo dos Vieiras estão com obras em andamento.

0 comentários :

Postar um comentário