09/12/2017

3 ANOS DE MUDANÇA; GOVERNO VEM DANDO UM ENSINO DE QUALIDADE AOS ESTUDANTES MARANHENSES

Jovens participantes do Tour Jovem Cidadão em frente ao Palácio dos Leões. (Foto: Divulgação)

Segundo a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Juventude, aprovada em 2010 pelo Congresso Nacional, é considerado jovem, no Brasil, todo aquele cidadão que possui entre 15 e 29 anos. Valorizar os maranhenses que passam pela fase entre infância e a maturidade tem sido cada vez mais comum no Maranhão, já que o Governo do Estado tem realizado investimentos em educação, primeiro estágio, lazer e muitos outros por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Ao todo, mais de 10 mil jovens foram beneficiadas diretamente pelas ações e programas conjuntos com outros órgãos do Governo do Estado.
  • Saiba mais sobre as ações do Governo do Maranhão nestes 3 Anos de Mudança clicando aqui.
“As políticas públicas para a juventude se configuram como fator estratégico de desenvolvimento para o Maranhão. Nos honra muito contribuir com esse grande processo que se instaura”, destaca a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.

Os investimentos em educação e oportunidades para a juventude são prioridade deste governo e tem como reflexo ações importantes que vêm transformando o processo de formação dos maranhenses, desde a educação infantil até o ensino superior.

“Com programas como Cartão Transporte Universitário, Cidadão do Mundo, Escola Digna, Mais Estágio, Tour Jovem Cidadão, Geração Ciência, Juventude com Ciência, Juventude, Esporte em Ação, o governo Flávio Dino vem garantindo que a juventude seja protagonista no grande processo de mudança que está acontecendo no Maranhão”, completa Tatiana.

Oportunidades
Só pelo Cidadão do Mundo, programa colaborativo entre Seejuv e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), 200 jovens já tiveram a oportunidade de estudar francês, inglês e espanhol em outros países com todas as despesas pagas pelo Governo.

“O objetivo maior desse programa é combater as desigualdades, é dar oportunidades iguais aos universitários maranhenses. O que queremos é que nossos estudantes viajem, tenham novas experiências e ao voltarem compartilhem essas experiências com os demais”, explica o titular da Secti, Davi Telles.

São jovens como a estudante de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Gabriela Costa, que passou três meses em Boston, nos Estados Unidos. Segundo ela, a experiência é difícil de ser descrita: “Este intercâmbio criou em nós sonhos que nem imaginávamos sonhar. E agora a gente acredita em uma sociedade em que ricos e pobres têm a mesma oportunidade. Eu, que nasci no São Cristóvão, nunca pensei que essas coisas pudessem acontecer comigo”.

Cartão Universitário 
Idealizado pelo governador Flávio Dino, o Cartão Transporte Universitário, beneficia mil estudantes do ensino superior pertencentes a famílias com baixa renda e que precisam percorrer longas distâncias até o local dos estudos com um bolsa semestral de R$ 800 para custear custos com deslocamento entre suas residências e seus locais de estudo.

CNH Jovem
Outro programa que também teve grande aceitação dos jovens maranhenses foi o CNH Jovem, parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que possibilitou que 5 mil jovens – de 2015 a 2017 – tirassem a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com total isenção nos custos de cursos teóricos e práticos, além de taxas de emissão de Permissão para Dirigir (PD) e da CNH.

Lazer e cultura
Igualmente relevante e de grande aceitação da juventude, o projeto Tour Jovem Cidadão beneficiou 2 mil jovens de 46 municípios Maranhão com um roteiro de lazer e aprendizado pelas casas de cultura e pontos turísticos da capital São Luís.

O projeto Juventude, Esporte em Ação leva atividades esportivas e educativas para crianças, adolescentes, jovens e demais pessoas de 8 comunidades de São Luís, com o objetivo de melhorar a realidade socioeconômica dessas comunidades. Pelo menos 3.500 jovens já foram diretamente beneficiados pelo programa.

Profissionalização
Pelo programa Mais Estágio, 500 alunos de ensino médio da rede pública e privada tiveram, pela primeira vez, a oportunidade garantida de estágio remunerado em empresas cadastradas no projeto. O objetivo do programa é preparar os estudantes do ensino médio regular para o trabalho produtivo, gerando emprego e renda, além motivação do desenvolvimento integral dos jovens.

Vytoria Rodrigues Andrade de Souza, de 16 anos, passou a combinar o tempo entre as aulas no Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), onde cursa o 2º ano do Ensino Médio, com o estágio na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Maranhão.

“Aqui é muito importante para conhecer o mercado de trabalho, saber como é o dia a dia de uma profissão. Agora me sinto mais pronta para escolher o meu futuro. Tenho uma visão melhor do mercado, consigo eliminar algumas áreas de atuação que não eram meu interesse e ter mais certeza da carreira que quero seguir”, garante a estudante, que planeja estudar Design.

Ciência
Na educação, a linha de atuação do Governo do Estado também tem sido por meio dos editais da Geração Ciência, que já beneficiaram 256 estudantes de mais de 20 municípios do estado com investimento de aproximadamente R$ 957 mil em bolsas de iniciação científica, de professor cientista e auxílio para execução dos projetos nas escolas.

O Juventude com Ciência incentivou 100 estudantes da Rede Estadual de Ensino do Maranhão a realizarem atividades de projetos de extensão.

Saúde
A Seejuv também desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015 para reduzir os índices de vulnerabilidade dos jovens maranhenses em doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, alcoolismo, tabagismo, dependência química, suicídio, trabalho infantil, acidentes de trânsito, exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, dentre outros.

Cerca de 500 mil jovens foram impactados direta ou indiretamente pela ação que criou uma verdadeira rede de informação e prevenção em prol da vida da juventude maranhense.



0 comentários :

Postar um comentário