22/01/2018

MÉDICOS AJUDAM A MUDAR A SAÚDE DO MARANHÃO COM O PLANO "MAIS IDH"

Samuel Dumont, médico da Fesma (Foto: Divulgação)


“Nós ajudamos a levar o Estado para casos e pessoas que eram invisíveis ao poder público. Estou há quase dois anos trabalhando nos municípios de Pedro do Rosário e Amapá do Maranhão, dentro do Plano Mais IDH. Aqui, a gente dá assistência, principalmente, para crianças menores de um ano, gestantes, idosos e pessoas com hanseníase”. A declaração é do médico Samuel Dumont, integrante da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma).

Ele é um dos servidores públicos agraciados com o prêmio Todos Nós Somos Número 1, que homenageará servidores do Governo do Maranhão envolvidos diretamente em ações e programas que ajudam na construção de um Maranhão melhor para todos e que levaram o governador Flávio Dino a alcançar o 1º lugar entre os governadores que mais cumpriram seus compromissos de campanha, de acordo com o portal de notícias G1.
                                                                       
Segundo o médico, participar da Fesma é uma experiência única e carregada de significado. “São médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais envolvidos no projeto que nos deu a chance de dar assistência médica para pessoas que vivem em realidades completamente diferentes das nossas”, explica.

“Mesmo sendo cearense, tenho um sentimento especial porque me formei aqui no Maranhão, e ter ficado nesse programa é uma experiência incrível, sei que estou ajudando a mudar o paradigma, a realidade do povo maranhense”, conta.

A premiação será realizada nesta segunda-feira (22), às 14h, no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, quando o governador Flávio Dino premiará os representantes de milhares de servidores que participaram diretamente dos avanços destacados pelo portal.

Fesma
Com as atividades iniciadas oficialmente em abril de 2017, a Fesma integra o plano Mais IDH nos 30 municípios mais pobres do estado, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). O programa conta com 120 profissionais de saúde, que residem nos municípios e utilizam técnicas e ações estratégicas.

“É um investimento de longo curso, não é algo instantâneo, portanto está na contramão da lógica dominante. Tem essa característica de ser uma opção pelo caminho certo, autenticamente duradouro. E nós acreditamos muito no trabalho da Fesma”, destaca o governador Flávio Dino.

0 comentários :

Postar um comentário